segunda-feira, 11 de julho de 2011

*Questão para discussão*


Questão para a discussão com base no texto: Globalização, metrópoles e crise social no Brasil. (CARVALHO, 2006).

Por: Letícia S. Kaizer

Questão: Considerando as transformações decorrentes do processo de globalização, das mudanças no mundo do trabalho e do novo caráter do Estado, discuta o papel das metrópoles na contemporaneidade.

R.: De acordo com Carvalho (2006), as metrópoles modernas, salvo suas especificidades, se transformam em sítios estratégicos para as operações econômicas globais dos seus países (deixando de ser sistemas autocentrados), concentrando as funções de mando, as atividades financeiras e serviços especializados como seguros, consultorias, publicidade ou informática, além da produção imobiliária, porém, essas características não são apenas espaciais, estão associadas a um conjunto de medidas para resgatar a taxa de lucro, assegurar competitividades de empresas, viabilizando um processo global, o da acumulação. A autora relata que algumas mega-aglomerações, que adquiriram uma renovada importância, funcionam como rede de nós articulados, por onde circulam os mais importantes fluxos de informação, capital e recursos. Se tornam cada vez mais estratégicas para o capital global, pois possibitam a concentração do poder econômico, das sedes das grandes corporações, dos controles dos meios de comunicação, entre outros, viabilizando uma polarização crescente entre esses espaços e o resto do mundo e o aumento das diferenciações internas em cada uma das áreas envolvidas.

Referência

CARVALHO, I. M. M. de. Globalização, metrópoles e crise social no Brasil. EURE (Santiago), vol. 32, n. 95, p. 5-20, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário