terça-feira, 12 de julho de 2011

Discussão com base nos textos dos autores Raichelis e Carvalho.

Discente: Penélope Gomes Mora Cortés

Questão: Considerando as transformações decorrentes do processo de globalização das mudanças no mundo do trabalho e do novo caráter do Estado, discuta o papel das metrópoles na contemporaneidade.

Com um Estado desenvolvimentista e um processo de substituição de importações, transformaram a sociedade agrária para um centro urbano industrial. Fenômeno que provocou mudanças na estrutura de produção do país, com uma expansão e diferenciação do mercado de trabalho e da estrutura social, com a instalação de empresas nacionais e multinacionais nos centros urbanos. Tal fato provocou o crescimento urbano desordenado, através das grandes imigrações para esses espaços urbanos com a possibilidade de acesso a vários serviços, oportunidades de trabalho e ascensão social, levando a constituição que terminaram por assumir uma configuração metropolitana.

A industrialização e a constituição do mercado nacional no Brasil proporcionaram a formação de estruturas urbanas desiguais entre regiões, através da concentração de poder econômico e serviços modernos nas metrópoles criam uma polarização crescente entre os espaços, afetando as condições ocupacionais dos indivíduos. A urbanização acelerada dos hoje, grandes centros urbanos, foi incapaz de assegurar aos indivíduos condições de trabalho adequado, assim como a melhoria na qualidade de vida de toda a sociedade. Trabalhos e serviços precarizados, mão-de-obra não qualificada, população fora do mercado de trabalho, aumento da terceirização e a falta de intervenção do Estado, esse como instrumento regulador funcional para o capital e mínimo para políticas sociais. São conseqüências da constituição de grandes metrópoles e a globalização na contemporaneidade que acentuam as desigualdades sociais.

A globalização permitiu a revitalização do espaço urbano, através das grandes metrópoles, e seu crescimento que qualifica e desqualifica espaços em função da mundialização, impactando nas relações sociais e formas de trabalho, no funcionamento do território e da organização da sociedade. A globalização contribui para um processo inacabado e contraditório com efeitos para diferentes regiões, onde cidades transformam-se em pontos e nós dos fluxos de uma rede enorme e articulada, constituindo em espaços nacionais da economia internacional. (CARVALHO, 2006). Contudo, esse fenômeno permitiu múltiplas desigualdades sociais e intensifica a hierarquização social e a dualização de estruturas urbanas.

Referências:

CARVALHO, I. M. M. de. Globalização, metrópoles e crise social no Brasil. EURE (Santiago), vol. 32, n. 95, p. 5-20, 2006.

RAICHELIS, Raquel. Gestão pública e a questão social na grande cidade. Lua Nova, São Paulo, 69:13-48, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário