domingo, 10 de julho de 2011

Questão para discussão com base no Texto da Raichelis

Questão para discussão com base no texto da Raichelis

Aluna: Vanessa Costa Pereira

Questão 4) Como se colocaria, na contemporaneidade, a pobreza urbana e quais as principais formas de representação no espaço público utilizados pelos segmentos empobrecidos?

Para Raichelis, mediante o estudo que oferece subsídios para a análise das novas expressões da questão social e urbana nas grandes metrópoles contemporâneas, denominado "gestão pública e a questão social na grande cidade", na reflexão tomada por Wacquant (2001), a pobreza urbana na contemporaneidade se coloca através de um "novo" discurso moralizador e higienista, onde esse discurso, organiza as representações sobre a pobreza e as interações sociais nas metrópoles.

Ao se referir a essa concepção moralista, o autor coloca que, os pobres ainda são culpabilizados pela sua situação de pobreza e exclusão, trazendo novamente ao discurso a visão estigmatizadora que as classes populares no século XIX também enfrentaram.

Nesse sentido, as representações sobre a pobreza urbana é vinculada pelo discurso higienista que, antes apontava o cortiço como locus da doença e do contágio além da representação de classe perigosa, também levando em conta a rua, o cortiço e, os enclaves fortificados distantes do centro.

RAICHELIS, Raquel. Gestão pública e a questão social na grande cidade. Lua Nova, São Paulo, 69:13-48, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário