domingo, 10 de julho de 2011

Questão para discussão com base no texto: Globalização, metrópoles e crise social no Brasil.

Pela aluna: Marcelle Ferreira Ribeiro

1) Considerando as transformações decorrentes do processo de globalização das mudanças no mundo do trabalho e do novo caráter do Estado, discuta o papel das metrópoles na contemporaneidade.

Segundo Carvalho (2006), as grandes metrópoles funcionariam como uma rede de nós articulados , para a circulação dos fluxos de informação, capital e recursos. Elas são extremamente indispensáveis para o capital, concentram o poder econômico, as sedes das grandes empresas, controlam os principais meios de comunicação e os serviços produtivos modernos. A partir daí, há uma polarização crescente entre as metrópoles e o demais espaços, elevando assim, as diferenças internas de cada área diretamente envolvida.
Em decorrência da globalização, há a revitalização e o crescimento das grandes aglomerações metropolitanas, onde essas se transformam em sítios estratégicos para as operações econômicas globais de seus países, como demonstrado acima, principalmente pela concentração do poder econômico, ou seja, as metrópoles concentram as principais atividades financeiras e serviços especializados (seguros, publicidades, produção imobiliária).
De acordo com Carvalho (2006), "a evolução recente das metrópoles brasileiras vem sendo marcada principalmente pelo crescimento das desigualdades e da exclusão." Essa é uma consequência, do acúmulo das riquezas em determinados espaços.
Ainda segundo a autora, "no âmbito das grandes cidades, a concentração dos fluxos dinâmicos da nova economia e de grupos afluentes que consomem bens, serviços, valores e modas de forma voraz e infatigável vêm ampliando igualmente a segmentação e diferenciação."
Conclui-se, portanto, que as metrópoles exercem um importante papel na sociedade contemporânea, visto que concentram o poder econômico e os principais serviços. Mas é relevante demonstrar, que essa concentração, cada vez mais, torna a sociedade desigual, o que influencia, direta e indiretamente na vida da população.

CARVALHO, Inaiá Maria Moreira de. Globalização, metrópoles e crise social no Brasil. EURE, Santiago, v. 32, n. 95, p. 5-20, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário